sexta-feira, 15 de março de 2013

Experimento: REDE CONTRA VIOLÊNCIA



REDE CONTRA VIOLÊNCIA
Sérgio Kodato
Esse experimento visa articular e tecer uma rede (network) de pesquisadores, psicólogos, educadores, atores sociais, cidadãos do bem, voltados para a investigação, em ação, da violência, do autoritarismo e da crueldade nas relações sociais, buscando multiplicar práticas de combate e prevenção, que impliquem: expressão, criação e clima de arteterapia.
Enquanto método referencia-se no Psicodrama, de Moreno, na Multiplicação Dramático-Literária, de Pavlov, na Análise Institucional, de Lapassade, Pichon-Rivière, Bleger, Baremblitt e no método de análise das representações sociais, de Moscovici e Jodelet. Adota como estratégia: o Observatório de Violência da USP-RP, htpp://sites.ffclrp.usp.br/observatorioviolencia/ , uma rede virtual de vínculos entre agentes sociais e dispositivos institucionais, visando virada linguística.
Pretende-se focar a pesquisa e a intervenção em dois eixos básicos:
1) O aperfeiçoamento didático e metodológico do professor, do psicólogo, do educador, no manejo da agressividade e violência em sala de aula, e no ambiente de trabalho, por meio do estudo e da possibilidade de domínio das tecnologias de grupo, do teatro do oprimido e do virtual (Levy);
2) A relação entre o imaginário do medo e a violência intestina que mina e destrói a vida grupal, os ritos culturais, a união da comunidade,  que merece a constituição de uma terapia grupal, institucional e comunitária. Pretende-se, ainda, investigar e recuperar estratégias para a efetiva inclusão dos marginalizados, divergentes, diferentes, tidos potencialmente “violentos ou agressivos” no processo psicossocial e pedagógico, através das oficinas de criação e expressão (Pain).
Queremos propor que sejam realizados estudos sobre violência institucional e grupal por meio da aplicação de diferentes instrumentos (questionários, entrevistas, escalas, testes projetivos e sociométricos), de distintas abordagens teóricas e metodológicas. Espera-se, enquanto resultados, que os participantes do experimento: a) conheçam e representem as formas pelas quais a violência, a agressividade manifestam-se e como são percebidas e interpretadas no seio dos grupos e instituições; b) entendam as cartografias da violência e crueldade, no sentido de coibir e prevenir o fenômeno; c) contribuir para a criação de uma rede de combate à violência e a destrutividade, nos processos grupais, nas escolas, nas instituições, no município e região, envolvendo as instituições públicas, e privadas, no sentido de multiplicar práticas paradigmáticas.
Didática do Experimento: Aula Expositiva Didática Multimídia, Jogos Grupais e Dramáticos, Oficinas de criação e expressão.

Um comentário:

  1. Sergio
    O tema é absolutamente importante. Participo de um grupo que estuda violencia em Campinas.
    No Fronteiras teremos um tempo limitado. Seu projeto é bastante amplo: haverá um recorte, uma proposta para esse tempo curto?
    O que voce define como violencia?
    Abraço
    Devanir

    ResponderExcluir